20 junho 2011

Recuperação de Português - 9º ANO

Boa tarde, meus caros !

Os números abaixo farão prova de recuperação :
9A :

1 - 6 - 7 -19 - 23 - 29



9B :

Não há alunos de recuperação.



9C :

3 - 8



* O e-mail do 9º A não funcionou.



As notas de todos serão divulgadas amanhã.

Matéria :

atividades 29 até 56.


SANDRA R. MUNHOZ MAGNANI


sandra.magnani@hotmail.com

16 junho 2011

FUNÇÕES DOS PRONOMES RELATIVOS - 9ºAno

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS - 9º

ADVÉRBIOS – 7º Ano

É uma palavra que modifica (que se refere) a um [[verbo]], a um [[adjetivo]], a um outro [[advérbio]].

A maioria dos advérbios modifica o verbo, ao qual acrescenta uma circunstância. Só os de intensidade é que podem também modificar adjetivos e advérbios.

  • Mora muito longe. (muito = modifica o advérbio longe).
  • Sairei cedo para alcançar os excursionistas (cedo = modifica o verbo sairei).
  • Eram exercícios bem difíceis (bem = modifica o adjetivo difíceis).

Classificação Dos Advérbios

1º) De Afirmação: sim, certamente, deveras, realmente, incontestavelmente, efetivamente.
2º) De Dúvida: talvez, quiçá, acaso, porventura, provavelmente, decerto, certo.
3º) De Intensidade: muito, mui, pouco, assaz, bastante, mais, menos, tão, demasiado, meio, todo, completamente, profundamente, demasiadamente, excessivamente, demais, nada, ligeiramente, levemente, quão, quanto, bem, mas, quase, apenas, como.
4º) De Lugar: abaixo, acima, acolá, cá, lá, aqui, ali, aí, além, algures, aquém, alhures, nenhures, atrás, fora, afora, dentro, longe, adiante, diante, onde, avante, através, defronte, aonde, donde, detrás.
5º) De Modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, melhor, pior, aliás, calmamente, livremente, propositadamente, selvagemente, e quase todos os advérbios terminados em "mente".
6º) De Negação: não, absolutamente.
7º) De Tempo: agora, hoje, amanhã, depois, ontem, anteontem, já, sempre, amiúde, nunca, jamais, ainda, logo, antes, cedo, tarde, ora, afinal, outrora, então, breve, aqui, nisto, aí, entrementes, brevemente, imediatamente, raramente, finalmente, comumente, presentemente, etc.

Há ainda advérbios interrogativos: onde? aonde? quando? como? por quê?: Onde estão eles? Quando sairão? Como viajaram? Por que não telefonaram?

Locuções Adverbiais

São duas ou mais palavras com função de advérbio: às tontas, às claras, às pressas, às ocultas, à toa, de vez em quando, de quando em quando, de propósito, às vezes, ao acaso, ao léu, de repente, de chofre, a olhos vistos, de cor, de improviso, em breve, por atacado, em cima, por trás, para trás, de perto, sem dúvida, passo a passo, etc

42 Predicado Nominal, Verbo de Ligação-7ºAno

GRAMÁTICA - PREDICADO VERBAL 01/02-7º Ano

GRAMÁTICA - PREDICADO 02/02 - 7º Ano

GRAMÁTICA - COLOCAÇÃO PRONOMINAL 01/02 -9ºAno

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO- 8º Ano

Constantemente, ao falar em meios de comunicação, lembramo-nos apenas dos que englobam a mídia: televisão, revista, jornal, rádio. No entanto, há outros canais comunicativos que podemos usufruir, e não somente a comunicação em massa, citada anteriormente.
A comunicação é feita através das várias significações dos signos lingüísticos. Quando transmitimos ou recebemos uma mensagem, seja por linguagem oral, escrita ou não-verbal, estabelecemos comunicação.
Em uma língua, signo é todo elemento portador de significado. Assim, todo artefato que usamos para nos expressar é um signo: sons, palavras, gestos, símbolos, figuras, cores, notas musicais, desenhos. Por exemplo: quando colocamos o dedo indicador frente à boca queremos dizer: Silêncio!, ou quando esperamos para que o sinaleiro de pedestre fique verde para atravessarmos, então, a cor verde significa “permissão”.
O signo lingüístico apresenta duas variações de significado: denotativo ou conotativo. Observe:
1. Este ambiente está tão limpo ultimamente!
2. Seu nome está limpo na praça.
Observe que na primeira oração o termo “limpo” está empregado no seu sentido original e independente de seu contexto, significando asseado, higiênico, lavado, e, portanto, tem sentido denotativo.

Já a segunda oração o mesmo termo já exprime outro significado e traz uma interpretação diferente, e transmite a idéia de “estar livre de dívidas” ou “livre de pendências financeiras”, logo, tem sentido conotativo. Ainda na segunda oração, a expressão “na praça” quer dizer “nos órgãos protetores de créditos” e não no lugar (pátio) que tradicionalmente vamos para descansar, geralmente próximo à nossa casa.
Nomeamos de denotação a utilização de uma palavra no seu sentido original, real. Costuma-se dizer que o sentido denotativo é o mesmo do dicionário, já que a primeira definição no dicionário é denotativa.
A conotação ocorre quando a palavra é utilizada em sentido alterado, ou seja, em outro sentido, com outro significado, aproximando-se da subjetividade.
A poética é um exemplo que utiliza muito a linguagem conotativa, já que transmite os sentimentos, as emoções do “eu-lírico” e, portanto, está passível de criações e alterações de significados.

Fonte:Mundo Educação

CONJUNÇÕES 7º Ano

Português PPT - Conjunções Coordenativas

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO - 8º Ano

PREDICADO - 7º Ano

TIPOS DE SUJEITO - 7º Ano

Preposição - 7º Ano

VERBOS parte 2 - 9º Ano

VERBOS - 9º Ano

Algumas palavras...

Queridos Alunos :











Aqui está o que vamos chamar de "nosso cantinho", um espaço para deixarmos alguns exercícios, dicas, teorias, etc.



Que vocês possam usar e abusar desse novo canal entre nós.







Estaremos sempre presentes!













































































































































Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sandra M. Magnani e Maria Odila

gramaticando fácil