18 maio 2011

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÂO –9º ANO

 

Orações Subordinadas Substantivas

1. (FCMSCSP) A palavra se é conjunção subordinativa integrante (por introduzir oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual dedas orações seguintes?
a) Ele se morria de ciúmes pelo patrão.
b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.
c) O aluno fez-se passar por doutor.
d) Precisa-se de pedreiros.
e) Não sei se o vinho está bom.

2. (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva

3. (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva

4. (UCMG) Há oração subordinada substantiva apositiva em:
a) Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b) Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c) As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d) Em verdade, eu tinha fama e era visto valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e) Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.

5. (UFMG) Na frase "Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser mãe", a oração em destaque é:
a) subordinada substantiva objetiva indireta
b) subordinada substantiva completiva nominal
c) subordinada substantiva predicativa
d) coordenada sindética conclusiva
e) coordenada sindética explicativa

6. (UFPA) Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa neste mundo.

7. (FESP) "Lembro-me de que ele só usava camisas brancas." A oração em destaque é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a.

8. (PUCSP) Nos trechos:
"... não é possível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio, e um ou dois minutos de prazer" e "Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras", a palavra "que" está introduzindo, respectivamente, orações:
a) subordinada substantiva subjetiva - subordinada substantiva objetiva indireta
b) subordinada substantiva objetiva direta - subordinada substantiva objetiva direta
c) subordinada substantiva subjetiva - subordinada substantiva subjetiva
d) subordinada substantiva completiva nominal - subordinada adjetiva explicativa
e) subordinada adjetiva explicativa - subordinada substantiva predicativa

9. (PUCSP) "As cunhas tinham ensinado para ele que o sagüi-açu não era sagüim não, chamava elevador e era uma máquina."
Em relação à oração não destacada, as orações em destaque são, respectivamente:
a) subordinada substantiva objetiva direta - coordenada assindética - coordenada sindética aditiva
b) subordinada adjetiva restritiva - coordenada assindética - coordenada sindética aditiva
c) subordinada substantiva objetiva direta - subordinada substantiva objetiva direta - coordenada sindética aditiva
d) subordinada substantiva objetiva direta - subordinada substantiva objetiva direta - subordinada substantiva objetiva direta
e) subordinada substantiva subjetiva - coordenada assindética - coordenada sindética aditiva

10. (F. Tibiriçá-SP) No período "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva indireta
b) substantiva completiva nominal
c) substantiva apositiva
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a.

11. (UFSCar-SP) Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) "Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade."
b) "Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro."
c) "Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha."
d) "Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto."
e) "Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas."

12. (F. Objetivo-SP) No período: "É necessário que todos se esforcem", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva direta
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva completiva nominal
d) substantiva subjetiva
e) substantiva predicativa

13. (F. Objetivo-SP) "A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:
a) subordinada substantiva objetiva direta
b) subordinada adverbial conformativa
c) subordinada substantiva objetiva indireta
d) subordinada substantiva predicativa
e) subordinada substantiva apositiva

Divida e Classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:

a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.

______________________________________________________________________________________

b) É possível que as provas sejam anuladas.

______________________________________________________________________________________

c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.

______________________________________________________________________________________

d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.

______________________________________________________________________________________

e) Ninguém soube se morrera de desgosto.

______________________________________________________________________________________

f) Inteirei-me de que ela havia mentido.

______________________________________________________________________________________

g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.

______________________________________________________________________________________

h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.

______________________________________________________________________________________

i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.

______________________________________________________________________________________

j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.

______________________________________________________________________________________

l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.

______________________________________________________________________________________

m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.

______________________________________________________________________________________

n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.

______________________________________________________________________________________

o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.

______________________________________________________________________________________

p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.

______________________________________________________________________________________

q) Tenho dúvida de que você veha hoje.

______________________________________________________________________________________

r) Lembre-se de que todos somos pó.

______________________________________________________________________________________

s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.

______________________________________________________________________________________

GABARITO

1 - E  2 - B  3 - B  4 - E  5 - B  6 - A  7 - B  8 - A  9 - D  10 - B  11 - A  12 - D  13 - D

a) apositiva    b) subjetiva     c) predicativa     d) objetiva direta     e) objetiva direta    f) objetiva indireta                

g) objetiva direta        h) subjetiva          i) subjetiva         j) objetiva direta        l) subjetiva         m) objetiva indireta

n) subjetiva           o) predicativa         p) subjetiva     q) completiva nominal       r) objetiva indireta

s) completiva nominal       

http://linguaeliteratura.kit.net/Exercicios/or_sub_subst.htm

15 maio 2011

UM POUCO SOBRE “SHERLOCK HOLMES”- 9ºAno

Sherlock Holmes

 

sherlock-holmes-downey-jr-artigo

 

Língua original
Inglês

Morada
221B Baker Street, Londres

Nascimento
1854

Idade
155 anos

Origem
Reino Unido

Filme(s)
Sherlock Holmes (1922), The Private Life of Sherlock Holmes (1970), Young Sherlock Holmes (1985), Sherlock Holmes (2010)

Seriado(s)
Sherlock Holmes

Primeira aparição
A Study in Scarlet (1888)

Última aparição
Não determinada

Interpretado por
Vários

ver

Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle[1]. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance A Study in Scarlet (Um estudo em Vermelho) editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em Novembro de 1887. [2] Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva. [3]

Um Estudo em Vermelho (1887) primeiro livro protagonizado por Holmes

EXERCÍCIOS COM GABARITO - 9º Ano

Vamos treinar um pouco.

1. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Penso, logo existo", oração em destaque é:
a) coordenada sindética conclusiva
b) coordenada sindética aditiva
c) coordenada sindética alternativa
d) coordenada sindética adversativa
e) n.d.a

2. (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva

3. (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva

4. (UC-MG) Há oração subordinada substantiva apositiva em:
a. Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b. Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d. Em verdade, eu tinha fama e era valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.

5. (UF-PA) Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.

6. (UF-PA) Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.

7. (PUC) Nos trechos: "... não é impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio e um ou dois minutos de prazer" e "Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras". A palavra "que" está introduzindo, respectivamente, orações:
a. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
b. subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
c. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
d. subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
e. subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa

8. (PUC) Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:
a. "... a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou".
b. "Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei."
c. "... em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto".
d. "Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano."
e. " - Está romântico!... está romântico... - exclamaram os três..."

9. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva indireta
b) substantiva completiva nominal
c) substantiva apositiva
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a

10. (UFSCAR) Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal:
a. "Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade."
b. "Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro."
c. "Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha."
d. "Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto."
e. "Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas."
GABARITO
1. A
2. B
3. B
4. E
5. A
6. D
7. A
8. B
9. B
10. A
http://www.portuguesconcurso.com/2009/06/oracoes-exercicios-com-gabarito.html

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS 9º ANO

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS -9º ANO

Orações Subordinadas Substantivas

especial para o Fovest Online
Hoje, conforme combinamos a semana passada, estudaremos as orações subordinadas substantivas.
Primeiramente, temos que entender o porquê do nome: oração porque há verbo; subordinada porque exerce função sintática, estando, portanto, subordinada a outro verbo; substantiva porque a função que ela exerce é normalmente própria de um substantivo. O “outro verbo” fará parte da oração principal do período.
São seis as orações subordinadas substantivas, que são iniciadas por uma conjunção subordinativa integrante (que,se), a não ser que estejam reduzidas; nesse caso, não haverá a conjunção integrante, e o verbo estará no infinitivo, no particípio ou no gerúndio. Vamos às orações:

A) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva:É a oração que funciona como sujeito da oração principal. Para encontrar o sujeito de qualquer verbo, deve-se perguntar a ele “Que é que...?”
Existem três estruturas de oração principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva:

1)Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva.

Ex: É necessárioque façamos nossos deveres.
Em que “É” é verbo de ligação,“necessário” funciona como predicativo do sujeito e “que façamos nossos deveres”, como oração subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo “ser” “Que é que é necessário?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.

2) Verbos como convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer + oração subordinada substantiva subjetiva.

Ex: Convémque façamos nossos deveres.
Em que “Convém” tem como sujeito “que façamos nossos deveres", pois, se perguntarmos a ele “Que é que convém?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.

3)Verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva subjetiva.

Ex: Foi afirmadoque você subornou o guarda.
Em que “Foi firmado” é locução verbal passiva que tem como sujeito “que você subornou o guarda”, pois se perguntarmos à locução verbal “Que é que foi afirmado?”, obteremos como resposta “que você subornou o guarda”.

B) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta:
É a oração que funciona como objeto direto da oração principal. O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Constata-se que um verbo é transitivo direto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... algo”; o “algo” funcionará como objeto direto. Por exemplo, o verbo “comprar”: Quem compra, compra algo.
Ex:Todos desejamosque seu futuro seja brilhante.
Em que “desejar” é verbo transitivo direto, pois “quem deseja, deseja algo”.“Todos desejamos” o quê? Resposta:“que seu futuro seja brilhante”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva direta.

C) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta:
É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal. O objeto indireto é o complemento do verbo transitivo indireto. Constata-se que um verbo é transitivo indireto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... + prep + algo”; o “algo” funcionará como objeto indireto. Por exemplo, o verbo “precisar”: Quem precisa, precisa de algo.
Ex:Lembro-me deque tu me amavas.
Em que “lembrar-se” é verbo transitivo indireto, pois quem se lembra, lembra-se de algo.“Lembro-me” de quê? Resposta:“de que tu me amavas”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva indireta
.
D) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:

É a oração que funciona como complemento nominal de um termo da oração principal, que será um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. O complemento nominal é sempre antecedido de uma preposição, logo todas as orações subordinadas substantivas completivas nominais são iniciadas por preposição que provenha de substantivo abstrato, de adjetivo ou de advérbio.
Ex: Tenho necessidade de que me elogiem. Em que “necessidade” é substantivo abstrato que exige a preposição “de”, pois quem tem necessidade, tem necessidade de algo. A oração “de que me elogiem”, então, é subordinada substantiva completiva nominal.
Não se lembra do que é um subtantivo abstrato? É todo substantivo que indique prática de ação verrbal, existência de qualidade ou sentimentos e emoções. Por exemplo: o substantivo “amor” indica a ação de “amar"; o substantivo “beleza” indica a existência da qualidade “belo”;“saudade, dor, paixão” são sentimentos.

E) Oração Subordinada Substantiva Apositiva:

É a oração que funciona como aposto da oração principal. Em geral vem após dois pontos ou, mais raramente, entre vírgulas e explica o sentido da oração principal que deve estar completa sintaticamente.
Ex:Todos querem o mesmo destino:que atinjamos a felicidade.
A oração “que atinjamos a felicidade” está após dois pontos e explica o sentido da oração principal qual o destino que todos querem? Resposta: atingir a felicidade. É, portanto, oração subordinada substantiva apositiva.
F) Oração Subordinada Substantiva Predicativa:É a oração que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. Sempre surgirá com a seguinte estrutura:(sujeito) + VL + oração subordinada substantiva predicativa.
Ex: A verdade éque nunca nos satisfazemos com nossas posses.
Em que “a verdade” funciona como sujeito do verbo “ser” e a oração “que nunca nos satisfazemos com nossas posse”, como subordinada substantiva predicativa.
*Nota: As orações subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras, como, por exemplo:


  • Pronomes interrogativos (quem, que, qual...)




  • Advérbios interrogativos (onde, como, quando...)
    - Por exemplo:
    Perguntou-se quando ele chegaria.Não sei onde coloquei minha carteira.



  • Sherlock Holmes 2 - Trailer - 9º ANO

    02 maio 2011

    Locução Verbal- 9º ANO

    LOCUÇÃO VERBAL- 9º ANO

    calvin2
    Há situações em que encontramos dois verbos juntos. Se estes verbos estiverem representando uma única ação verbal, então estamos lidando com uma LOCUÇÃO VERBAL.
    Leia a frase abaixo, retirada de um anúncio, e observe que há a forma verbal está lendo.
    Se você  está lendo este anúncio, agradeça ao seu professor.
    Está  lendo é uma expressão formada por dois verbos – está (verbo estar no presente do indicativo) + lendo (verbo ler no gerúndio) – com o valor de um, pois equivale a lê.
    Se você  lê este anúncio, agradeça ao seu professor.
    Obviamente, você vai questionar que o efeito semântico não é  o mesmo. Certamente, todas as escolhas que fazemos na língua (escolha de palavras, pontuação, etc.) são aplicadas com um objetivo específico, pois dependendo da escolha, resulta um efeito diferente na mensagem.

    Conceito de LOCUÇÃO VERBAL

    Quando dois ou mais verbos têm valor de um, eles formam uma locução verbal, expressão que é sempre composta por verbo auxiliar + verbo principal.
    • Está  cantando = canta
    • Ia andando = andava
    Nas locuções verbais, conjuga-se apenas o verbo auxiliar, pois o verbo principal vem sempre em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
    Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir.
    Quando a locução verbal é constituída de formas dos verbos auxiliares ter e haver mais o particípio do verbo principal, temos um tempo composto.
    • Ele já tinha saído para o trabalho quando você  me telefonou.
    • Ele já saíra para o trabalho quando você  me telefonou.
    Como podemos distinguir as locuções verbais e os tempos compostos?

    Formação dos tempos compostos

    Na voz ativa, como já  exemplificamos acima, os tempos verbais são compostos pelos verbos auxiliares ter ou haver + o verbo principal.
    Já na voz passiva, os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter ou haver + ser + verbo principal no particípio.
    • Temos sido beneficiados com o trabalho deste delegado.
    • As vendas têm aumentado bastante no último mês

    Formação da Locução verbal

    A locução perifrástica, por sua vez, é formada pela junção de um verbo auxiliar + um verbo no infinitivo ou no gerúndio.
    • Estamos fazendo o possível para terminar logo.
    • Vou vender todas as mercadorias e atingir a minha meta.
    Fonte: CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005. http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica   
    calvin2

    ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS - 9º ANO

    Algumas palavras...

    Queridos Alunos :











    Aqui está o que vamos chamar de "nosso cantinho", um espaço para deixarmos alguns exercícios, dicas, teorias, etc.



    Que vocês possam usar e abusar desse novo canal entre nós.







    Estaremos sempre presentes!













































































































































    Quem sou eu

    Minha foto
    São Paulo, São Paulo, Brazil
    Sandra M. Magnani e Maria Odila

    gramaticando fácil